ROLAGEM DE DADOS é um mecanismo utilizado em muitos jogos. Essa mecânica pode ser utilizada para várias formas de jogabilidade, sendo as mais óbvias, a sorte e a aleatoriedade.
Em jogos de guerra, como por exemplo, “TWILIGHT IMPERIUM”, utiliza-se um conjunto de dados com a função de ataque e defesa entre os combatentes, dependendo muito da sorte para ganhar vantagem em uma partida.
No jogo “WINGSPAN”, ocorre a aleatoriedade de alimentos disponíveis durante tempo determinado. Alimentos que servem para atrair os pássaros. Dados que se renovam constantemente, dando a oportunidade de novas opções.
“THE CASTLES OF BURGUNDY”, o jogador consegue influenciar os números obtidos nos dados e não está totalmente preso a sorte.
Em “SAGRADA”, o jogador precisa pensar na estratégia de combinação de cores, números e tonalidade dos dados para conseguir cumprir seus objetivos e montar um vitral.
Jogos de “RPG” utilizam dados de vários lados. Sendo os mais comuns (d4, d6, d8, d10, d12, d20), dados com (4, 6, 8, 10, 12, 20 lados) respectivamente. E outros dados especiais de 24, 30, 50, 60 e até mesmo dados de 100 lados, que parece uma bola de golfe.
São inúmeros os jogos que utilizam dados de várias formas bem criativas.
“MEDUSA OSCHOPHORIA” entre as várias mecânicas que se entrelaçam, utiliza a rolagem de dados para pegar cartas específicas, criar novos recursos nas fábricas e também para movimentação pelos caminhos da ilha. O jogador deve montar sua estratégia na utilização dos dados para melhor atingir os resultados desejados. O jogo contém 16 dados d6 (quatro por jogador).