No mundo dos jogos de tabuleiro, existem dois grandes estilos que fizeram história: o grande duelo entre “EUROGAMES” e “AMERITRASH”. Se você gosta de jogar board games, com certeza, algum dia já ouviu falar nesses termos.
A história conta que no início do século 20, os jogos começaram a se popularizar na Alemanha e também nos Estados Unidos. Na Alemanha, o desenvolvimento de jogos focava em pouca temática, regras práticas para rápido entendimento e pouca, ou até mesmo, nenhuma sorte nas disputas. Esses jogos ficaram conhecidos como EUROGAMES, por questões óbvias, centrar na Alemanha. Enquanto os jogos americanos, focavam muito na temática bem aplicada, tentando levar o jogador a uma imersão, com muita sorte, miniaturas sempre que possível e muitas… muitas regras. Esses jogos foram chamados de Ameritrashs, pelos próprios jogadores de Eurogames, porque eram exatamente o contrário do que eles gostavam. Essas definições acabaram se popularizando. Hoje, jogos Ameritrash também são chamados de Amerigold, por seus adeptos.
Exemplos de Eurogame: Catan, Medici, Lisboa, Azul, Acquire…
Exemplos de Ameritrash/Amerigold: Monopoly, Jogo da Vida, War, Frosthaven…
O próprio Ticket to Ride, um dos jogos mais famosos do mundo desta geração, é um exemplo de um Amerigold com parcelas de Eurogame.
Querido de muitos, o jogo Azul, é um Eurogame leve, com uma temática simples, que os jogadores ficariam pelo menos 40min em silêncio se dependessem de uma discussão profunda sobre o tema. E mesmo assim, este jogo é maravilhoso de jogar devido as suas mecânicas e estratégias.
Atualmente, a maioria dos jogos estão Híbridos, optando por essa mescla de estilos, conforme a necessidade e desejo de criar novos jogos. Os jogos Medusa Oschophoria e Obsession, são dois bons exemplos que permeiam entre esses dois mundos.